O Conselho das Escolas é um órgão consultivo do Ministério da Educação e Ciência, com a missão de representar os estabelecimentos de educação da rede pública, no que tange à definição de políticas educativas pertinentes para a educação não superior.
Para que essa representação tenha relevo e o Conselho possa desempenhar cabalmente as suas funções, é absolutamente necessário que os seus membros estejam em contacto próximo com as escolas e agrupamentos de escolas da rede pública, ouvindo-as. É essencial que estes conheçam os problemas com que as Escolas se debatem bem como as suas expetativas, para que a intervenção do Conselho seja eficaz e possa contribuir para encontrar as soluções mais adequadas.
Uma outra dimensão que o Conselho das Escolas não pode descurar, antes deve valorizar, é a de fazer-se ouvir. É fundamental que o Conselho fale de forma a que as escolas e agrupamentos de escolas conheçam a sua ação, conheçam as posições que tomam os seus representantes e nelas se revejam. O Conselho das Escolas tem de chegar junto daqueles que representa.
É precisamente para cumprir a sua missão, nesta dupla vertente - ouvir e fazer-se ouvir – que o Conselho das Escolas precisa de criar e manter atualizado um canal de comunicação institucional e fiável, quer com as escolas quer com a comunidade em geral.
Esta página tenta responder a esta intenção. Veremos se consegue.
José Eduardo Lemos, PCE, 06/02/2014